sábado, 17 de outubro de 2009

Exercício BASTARDOS INGLÓRIOS


Depois de assistirmos ao filme de Quentim Tarantino, Bastardos Inglórios, no cinema, gostaria que cada um fizesse uma postagem com sua análise. Não estou falando de comentário no blog mas de uma postagem sua. Isto inclui um texto (comentário, crítica, análise etc) e uma imagem, vídeo ou algum outro acessório que possa ajudar na análise. Pode ser do próprio filme ou alguma relação que você estiver interessado(a) em fazer. Lembre de colocar seu nome no final da postagem já que todos terão a mesma senha e por isso não será possível identificação automática. A permissão para a publicação será enviada por email.

Abaixo sugiro alguns parâmetros para a análise, mas são apenas sugestões e não perguntas a respondem. Usem ou não. Fica a critério.

Sugestões de análise.
1) Aproximação ou não da narrativa aos fatos históricos da Segunda Guerra Mundial;
2) Expressão da violência da guerra e do cotidiano da época;
3) O humor na narrativa de guerra;
4) A inversão da violência por partes dos judeus;
5) O filme como análise contemporâneo do fato histórico;
6) Comparação com outras narrativas de ficção sobre a Segunda Guerra, de outros momentos e de outros autores;
7) O próprio cinema como ponto de análise do filme;
8) Comparação com outros filmes do diretor;
9) A relevância de se fazer um filme sobre a Segunda Guerra hoje

Antes de postar pesquisem alguma coisa sobre o filme ou sobre o ponto de vista que queiram abordar para que seja uma análise mais consistente do que apenas a opinião. Vocês têm ATÉ a próxima aula para postar, considerando que não teremos aula na próxima semana em função da Semana Acadêmica. Então é tempo mais do que suficiente para fazer este pequeno trabalho e com capricho. Qualquer dúvida, me escrevam. Quanto ao nosso calendário, vou repensá-lo em função das semanas que nos restam até o fim do ano. Talvez tenhamos que juntar alguns temas numa mesma aula. O certo é que os grupos que não apresentaram na última semana ficam para a próxima aula sem falta.

Um comentário:

  1. Bastardos Inglórios

    O que mais me chamou a atenção no filme é o quanto Tarantino é liberto da história, ele não se prende para contar a história, e a história é mais do que pano de fundo, ela é usada como um meio para a expressão de arte, que é o cinema.
    E até por esses motivos não é um bom filme para análise de fatos históricos.
    Como já é característica do diretor, o filme contém muita violência, e o que marca é a inversão da violência, pois no filme a maioria de cenas de violência (até por uma questão de narrativa) são realizadas por judeus contra nazistas, enfatizando uma idéia de vingança, outra marca forte do diretor.
    Existem vários filmes sobre a segunda guerra, alguns mostram a visão da Alemanha, outros da França, porém "Bastardos Inglórios" mostra a dos judeus, como já disse, não a visão histórica, mas a visão do diretor sobre o que poderia ser a reação dos judeus.
    Pitadas de humor também estão presentes no filme e ocorrem sempre misturadas com situações difíceis.

    [Professora, não consegui postar, por isso coloquei como comentário.]

    ResponderExcluir