quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A História ao avesso



O filme "Bastardos e Inglórios" do diretor Quentin Tarantino deve ser cuidadosamente analisado devido a grande diferença que este filme tem sobre todos os outros filmes produzidos sobre o assunto da Segunda Guerra Mundial.
A grande sacada do filme está na inversão que é feita, todos os outros filmes e temáticas que são construídas sobre o período histórico foca no sofrimento da humanidade perante ao nazismo, mais expecificamente, sobre o sofrimento judeu na Segunda Guerra Mundial. O filme, pelo contrário, foca muito na violência dos judeus contra os nazistas, essa violência organizada por um esquadrão específico antinazista. Não que o filme deixe de mostrar a violência nazista contra os judeus, mas mostra uma forma de resistência e combate a toda aquela caça nazista antijudia que existia naquela época, muito bem demostrado no filme.
É importante notar que mesmo o filme mudando o enredo da história, principalmente o final, o diretor Quentin Tarantino não parece em nenhum momento desconhecer a história oficial do período, percebe-se existir uma preocupação com a história quando ele trata da invasão alemã a frança, mostrando exatidão na data da ocupação.
O final do filme é fantástico pois mostra a "alta nobreza" do partido nazista muito indefesa quando um simples plano de matar a todos em um cinema dá certo. Foi incrível ver Hitler deitado no chão sendo fuzilado, da maneira mais crua possível.
O filme "Bastardos e Inglórios" foi muito bem feito, tanto direção quanto produção. Como a maioria dos filmes do Quentin Tarantino a questão principal é a vingança, e mesmo não tendo existido um esquadrão antinazista que botou terror no exército nazista, é interessante perceber pelo filme, o sentimento que os judeus possuem sobre os nazistas que até hoje deve estar bem vivo na memória desse grupo social, e esse sentimento é a raiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário