sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cobertura da Guerra do Iraque-Dia 23/03/2003

Grupo: Amanda Barreto; André Regufe; Bruno Ferreira; Carolina Morais; Daniel Vitor; Fernanda Veríssimo; Igor Fernandes; Marcos Raddi; Paulo Roberto.

Na edição do dia referido há referência a dois correspondentes do jornal, sendo um deles em Bagdá - Sergio D'Ávila - e outro em Nova York. Há relatos mais locais sobre a guerra, tendo acesso a discursos oficiais do governo iraquiano, além de ralatar os cenários da guerra e entrevista quem está diretamente ligado a ela.
Na edição, comparativamente, há uma tendencia em considerar a visão do jornal contra a guerra. A FOLHA utiliza os textos de outros jornais e de agências com o intuito de reafirmar suas posições, assim como quando transcreve textos de agencias e discursos oficiais.
As matérias tentam valorizar os diferentes atores comuns, aqueles que sofrem as reais consequencias da guerra, seja no ambito físico, cultural ou economico.
Há uma clara referencia do jornal a um crescimento do discurso antiamericano.
Concluimos que quanto mais próximo da guerra, maior o dimensionamento do teatro de operações e a capacidade crítica em relação a tal. os documentos analisados nos levam a perceber a postura antiguerra da "Folha de São Paulo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário